#As 50 sombras [dos soutiens]

sábado, novembro 29, 2014


Basta uma semana de trabalho, [depois de uma semana de férias], para desacreditar novamente nas mulheres [e na sua genialidade]. Satisfazer [clientes] mulheres é um trabalho árduo. [eu sei, a afirmação tem um significado ambíguo]. É uma espécie de triatlo [eu nunca fiz um triatlo, mas acho que deve ser suficientemente exigente para servir de comparação à tentativa de interpretação do sistema nervoso central feminino]. Falhar na dita prova não significa necessariamente que o atleta em questão esteja mal preparado... pode apenas significar que os juízes árbitros, as ditas clientes, não sejam propriamente imparciais em relação à performance de quem está em competição. 

Eu ousaria dizer que 90% dos casos em que a cliente não sai satisfeita da loja se devem ao facto de não vendermos unicórnios. Os outros 10% estou muito segura que se devem única e exclusivamente a perturbações de percepção visual caracterizadas pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores. Surpresos?! Eu passo a explicar: o daltonismo afecta maioritariamente os homens, mas essa teoria devia ser revista tendo em conta os case studies que tive oportunidade de estudar nas últimas semanas].

"Quero um soutien cor de carne" [nunca imaginei que para se trabalhar numa loja de lingerie se precisasse ter experiência prévia em talhos]. A maioria das portuguesas são básicas, lamento dizer-vos. Usam todas soutiens cor de carne, agora se são mal ou bem passados, isso já não sei... [as minhas clientes sabotam constantemente o meu propósito de as tornar um pouco mais glamorosas... Nude, taupe, beige, vison, ou até um simples "cor de pele" são termos que não constam do vocabulário que elas utilizam. Já viram o que era eu chegar a uma loja de maquilhagem e pedir um batom "cor de boca"? Não faz sentido pois não?

"Quero um soutien verde" [normalmente quando as clientes pedem um soutien de uma cor específica pedem-no com o objectivo de combiná-lo com a roupa que irão usar numa dada ocasião]. Eu nunca combinei soutiens com cuecas, quanto mais soutiens com roupas, mas há gente com um sentido para a moda muito mais apurado do que o meu. Fiz-me de inocente. Minto. Eu não consigo fazer de inocente. Fiz de cordeirinho manso, vá... "É para combinar com um vestido?" [na maior das ingenuidades]. "Não, não, é para combinar com uns sapatos". Continuei com o mesmo registo e não fiz mais perguntas. Dei o caso por encerrado... sobre essa "estória" eu não quero mais detalhes.

"Quero um soutien da mesma cor do último que comprei" [vamos confirmar na ficha de cliente e tentar adivinhar o modelo em específico] "Era um com um tom lavanda?" "Não." "Era um roxo?" "Não." "Era um cinza claro?" "Não". "Só pode ser uma dessas cores, não tem outros modelos registados na sua ficha." "Era assim um... cor de rato." [e assim acontece... que é como quem diz, lá se vai toda a elegância que uma pessoa tem tendência a associar ao mundo da lingerie e do boudoir [desenganem-se, elas não me ouvem, e quiçá, não me lêem]. Às vezes antes de entrar a porta do trabalho costumo olhar para o letreiro cá de fora só naquela de ter a certeza que estou a entrar no sítio certo... Há dias em que tenho a sensação que trabalho no Jardim Zoológico. Venha de lá a paciência [e um paninho para a embrulhar].

Au revoir! Pinterest // Instagram // Facebook // Twitter
[photo credits: Cosmopolitan]

Deixe um comentário

2 comments

  1. CC, o meu imagine-me de boca aberta quando lis isto: " "Não, não, é para combinar com uns sapatos".
    Inacreditável.
    Por acaso, e por que gosto, prefiro um conjunto da mesma cor a um soutien de uma cor e a cueca de outra. A não ser que o soutien seja florido ou com desenhos multicor e aí, sim, compro cuecas de várias cores que combinem com o soutien.
    E tem razão quando entra na loja e pensa que entra no Jardim Zoológico.
    Um bom fim-de-semana.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Maria são tantas as coisas que eu ouço... ao menos dá para nos rirmos lá de vez em quando! Beijinho e bom fim de semana!

      Eliminar