Benditos Pormenores: promover o que é nosso (meu)

sexta-feira, outubro 02, 2015


A Madalena Costa é uma artesã da ilha Terceira, fundadora de uma marca de acessórios que eu quero muito que vocês conheçam: a Benditos Pormenores. O projecto a é a prova de que "estar nos Açores ou noutra parte qualquer do mundo, acaba por não fazer muita diferença". É sobretudo através da página oficial do facebook que se realizam as vendas, se conquistam clientes e se aceitam encomendas de acessórios personalizados (se ainda não seguem o trabalho desta jovem é a altura ideal para fazerem um gosto na página dela!). A sustentabilidade ambiental é um dos estandartes da marca, "em cada peça que criamos aliamos a originalidade à consciência ecológica, transformando o desperdício em beleza, o velho em novo". Os materiais utilizados na confecção dos acessórios são maioritariamente elementos reciclados... mas não se surpreenda se de repente a Benditos Pormenores lhe sugerir um colar feito de cracas. As peças que a Madalena cria respiram Açores... Quem as comprar leva com certeza um bocadinho do que é nosso junto ao peito.



As peças fabricadas artesanalmente não são feitas em série. Cada cliente tem a possibilidade de ter uma peça única elaborada de acordo com o seu estilo, "há peças sóbrias e outras mais radicais e divertidas, há peças simples e há peças extravagantes. Uma coisa todas têm em comum: a originalidade... Mesmo a peça mais simples tem um detalhe inesperado". A Madalena acredita que o projecto que alimenta todos os dias é uma boa aposta sobretudo porque se destaca entre as massas e porque não promove a cultura do desperdício, "cada vez mais se vê pessoas a fazerem escolhas com base nos valores que têm. Se o mercado da energia e da alimentação se tem vindo a alinhar com o valor da  preservação do ambiente, por que não o da moda também?"



Entre as fãs da Benditos Pormenores, existem caras bem conhecidas: Diana Bouça-Nova, Inês Folque, Leonor Poeiras, Raquel  Prates, Dânia Neto, Bárbara Taborda, entre outras. As clientes não só aderem às propostas apresentadas como chegam inclusive a fazer pedidos bastante ousados, "às vezes fico surpreendida com as nossas clientes. Recentemente, houve uma senhora que me pediu para fazer uma peça para a sua mãe que fazia 60 anos. Deu-me carta branca para arrojar. Criei uma peça com cápsulas Nespresso, escamas de peixe e legos. Recebi uma reacção muito positiva, quer da cliente que encomendou a peça, quer da pessoa que a recebeu." Houve até quem já tivesse desafiado a marca a criar acessórios de noiva, um colar e um bouquet. O que é que vocês acham? Ficou super original, não ficou?



Acessórios: Benditos Pormenores
Créditos das Imagens: Luís Godinho e Um dia Único

Deixe um comentário

4 comments

  1. Fico tão feliz, acredite, quando leio isto.
    Parabéns para as talentosas jovens e que tenham muito sucesso.
    Vou lá, à página do FB.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ver Maria?! Nos Açores fazem-se coisas incríveis!
      Quando quiser um colar personalizado, é só pedir!
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. adorei a sua apresentação da marca "BENDITOS PORMENORES", principalmente por ser 100% Açoriana e depois claro pela aliança entre a reciclagem e a originalidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Os jovens que levam para frente as suas paixões são uma inspiração para mim, especialmente se forem açorianos como eu! Beijinhos

      Eliminar