Vocês sabem quais são as vossas forças?

quinta-feira, novembro 19, 2015


No curso de empreendedorismo que estou a frequentar temos falado muito na análise SWOT. Para quem não está familiarizado com o tema, a análise SWOT é uma ferramenta que nos permite fazer a análise de uma situação, de um mercado ou de um ambiente. Geralmente é utilizada em marketing e gestão, mas é tão simples que pode ser transposta para a esfera doméstica. Eu tinha uma colega que usava uma análise SWOT para decidir tudo na vida ela. Eu achava completamente non-sense o que ela fazia, mas... não é que experimentei e até gostei?! Por exemplo, quando comecei a ter dúvidas em relação ao meu trabalho anterior, escrevi numa folha de papel, dividida ao meio, os prós e os contras do projecto, e assim que o fiz comecei a "visualizar" em que lado da folha eu estava, isto é, ajudou-me a tomar consciência de uma situação que já não era satisfatória para mim.

A minha proposta parece algo demasiado simples para resolver situações cabeludas, (eu também desconfiei ao inicio), mas é uma grande ajuda, confiem em mim. Principalmente para quem tem de se atirar a pés juntos para algo novo. Por exemplo, quando vocês vão a uma entrevista de trabalho, vocês vão conscientes das vossas forças? Isso nem sempre acontece. Quando nos perguntam "quais são as suas mais-valias?", ficamos com cara de quem está a tentar acertar no preço certo (é ou não é verdade?). Nós não nos podemos comportar assim. Não podemos transmitir insegurança. Temos de ter o trabalho de casa (sempre) feito. 

Antes de venderem o vosso produto, mesmo que o vosso produto sejam vocês, analisem as vossas FORÇAS, (em que é que vocês se diferenciam; o que é que vocês podem oferecer que os outros não;), e as vossas OPORTUNIDADES, (a quem é que vocês se podem vender; que necessidades em aberto é que vocês podem preencher;). Ainda assim, e como a concorrência é grande nos dias que correm, é fundamental que vocês também saibam quais são as vossas FRAQUEZAS, (ninguém gosta de falar de pontos fracos, mas convém saber quais são para estarmos preparados, nem que seja para os camuflar), e quais são as vossas AMEAÇAS, (basicamente todas as circunstâncias externas a vós que podem colocar em risco o vosso sucesso). 

Se for muito complicado analisarem estas 4 variantes, dividam a folha ao meio, tal como eu fiz, e vejam p'ra que lado é que ela inclina. Se forem honestos convosco mesmos, ela com certeza irá inclinar para o lado certo, isto é, para aquele que vocês já estão naturalmente inclinados. Prós e contras de uma mudança de cidade, prós e contras de uma relação, prós e contras de um projecto, etc. São várias as situações em que um pequeno pedaço de papel com umas coisas escritas pode ajudar. Agora, isto não resolve tudo. Isto ajuda a resolver. Experimentem, depois digam-me como correu.

Deixe um comentário

2 comments

  1. Conhecia mas já nem me lembrava o que trata.
    Gostei.
    Vou experimentar...em relação ao que estou a ganhar ou perder com a minha aposentação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é uma boa ajuda Maria.
      A aposentação também é um momento de empreendedorismo.
      Pense nisso.
      Beijinho

      Eliminar