Ao meu afilhado que faz hoje 18 anos

sexta-feira, dezembro 18, 2015

O que é que se diz a uma pessoa que faz 18 anos?! (já não me lembro de ter essa idade). A madrinha vai tentar dar o seu melhor. Espero que daqui a 13 anos, quando tiveres a minha idade, te sintas um homem feliz. Nos entretantos, espero que possas fazer tudo aquilo que desejares fazer. Vais magoar-te. Não penses que não te ia dizer isso. Vais magoar-te bastante, mas também ficas a saber que quem tem a possibilidade de fazer quase tudo o que deseja fazer, é, inevitavelmente mais feliz. Espero que sejas corajoso. Que não renuncies, nem tenhas medo de viver.

Espero que possas dizer que não as vezes que quiseres, sem te sentires coagido a dizer que sim só porque sim. Espero que possas ser livre para pensar. Livre para escolher. Livre para amar. E ai de ti que partas o coração a alguma miúda... Afilhado, sê um cavalheiro, sempre. E sê verdadeiro. A mentira não é boa para ninguém, nem para quem a conta, nem para quem a escuta.

Espero que possas fazer aquilo de que mais gostas. Não sei se queres estudar ou não, mas isso pouco me importa. Importa-me que não desistas dos teus sonhos antes de começares. Tens de me prometer isso. Espero que dês importâncias às coisas pequenas da vida. Espero que te lembres sempre do teu sangue açoriano e que o leves contigo para onde quer que vás. Espero que não tenhas vergonha das tuas origens. As tuas origens vêm donde as minhas vêm e é por isso que estaremos para sempre ligados.

Espero que possas viajar pelo mundo. Espero que gostes muito de ouvir, e de contar, estórias. E se não for pedir muito, espero que ames os livros como eu os amei. Espero que te faças homem, mas continues um menino. O meu menino. O menino que eu segurei nos braços. Irrequieto. Temível. Furacão. É tão bom recordar-te. Não te entristeças com a idade, nem com os cabelos brancos que dizes ter (e que eu acredito que não se notem). Se a tua vida for uma vida bem vivida, não há nada com o que te devas entristecer. Eu vou estar de olho em ti a ver se fazes tudo direitinho. Muitos parabéns afilhado! A madrinha incomportada que escolheram para ti gosta muito, mas mesmo muito, da sua pessoinha!

Deixe um comentário

0 comments