O que é que eu aprendi com o curso de empreendedorismo?

sexta-feira, dezembro 11, 2015

Aprendi que não devemos apostar em negócios que não tenham haver connosco. Aprendi que não vale a pena "investirmos" tempo e dinheiro em coisas que não nos dizem nada. Aprendi que o mais importante que retiramos dos negócios não é o quanto eles rendem, mas sim o quanto eles nos dão, e isso, são duas coisas completamente diferentes. São também as duas coisas que distinguem os empreendedores uns dos outros.

Aprendi que antes de tudo, antes dos cálculos, antes dos planos de marketing, antes das vendas, é preciso acreditar. Acreditar parece-me um requisito obrigatório para quem se quer tornar empreendedor. Acreditar é um passaporte. Se nós nunca tivermos a ousadia de acreditar em nós, vamos contentar-nos, (e conformar-nos), com aquilo que a vida nos der. Para algumas pessoas acredito que isso seja suficiente, mas para outras não. Aprendi também que empreender não é uma atitude exclusiva dos empresários. Todos nós devíamos olhar para as nossas vidas com olhos de empreendedor. 

Os nossos objectivos pessoais também são projectos de empreendedorismo (oh-se-são!). E muito sinceramente, esses são os projectos aos quais devíamos todos dar mais atenção... Devíamos preferir o que nos desafia ao que nos acomoda. Devíamos preferir o que nos muda ao que nos deixa iguais. Devíamos preferir aquilo de que gostamos àquilo de que não gostamos. É para isso que cá estamos. 

Aprendi, ainda, e não só agora, depois do curso, que empreender é um exercício que exige disciplina. Não se pode ser empreendedor sem treinar primeiro a mente. Não se pode ser empreendedor sem se estar em forma. Não se pode empreender sem se estar inteiro. Quando se está inteiro, é mais fácil acreditar, é mais fácil mudar e é mais fácil escolher aquilo de que se gosta em detrimento daquilo que não nos diz nada. E não se preocupem se ainda não sabem ou não descobriram aquilo de que vocês gostam... Estar disposto a deixar para trás o que nos incomoda e ir à procura do que nos falta já é por si só um óptimo projecto de empreendedorismo. Boa sorte.

Deixe um comentário

2 comments