Eu e o meu cancro: uma semana

quinta-feira, fevereiro 11, 2016

Faz hoje uma semana desde que deixei a Terceira. Faz hoje uma semana que (con)vivo, lado a lado, com o cancro, não só com aquele que carrego dentro de mim, mas também com o de todas as pessoas que conheci durante estes dias. Desde que cá cheguei que estão a preparar o meu corpo para receber a quimioterapia... Ao que tudo indica avançamos amanhã.

Devo transmitir-vos que não me sinto ansiosa, nem tão pouco assustada. Estou consciente do processo em si. Dos riscos. Da gravidade. E da sua, inevitável, necessidade. Viver, por obrigação, num hospital, é um óptimo exercício de relativização. Tudo passa a ter um peso diferente, incluindo o tempo. Até à data só me foi realizada uma única transfusão de sangue, (no hospital de Angra fiz 3 antes de viajar para Lisboa). No meu fraco entender de leiga este pequeno detalhe tem o valor, inestimável, de uma pequena vitória... Embora fraco, ou melhor, prá lá de fraco, o meu corpo foi relativamente simpático em aguentar-me tanto tempo "acesa" antes dos dois apagões que tive no duche... Mas já está tudo controlado. Era apenas um bocadinho de combustível em falta.

As pessoas, os próximos e alguns curiosos perguntam-me muitas coisas sobre a doença, querem detalhes todos os dias, mas digo-vos já que não vale a pena insistirem... Nem os médicos sabem na realidade como ela é, nem como é que ela se vai comportar, por isso deixemos o futuro entregue a ele próprio que é de facto o que me parece melhor neste momento. 

E se calhar é por aí mesmo que me despeço. Aqui no hospital, apesar de passarmos muito tempo a olhar para o mundo de uma perspectiva horizontal, tenho a certeza que ninguém se esquece, deliberadamente, dos passos todos que deu até aqui a chegar... É por isso que estou segura, que embora vá custar (muito) a cada um de nós, ninguém adormece neste quarto, onde estou, sem pensar um bocadinho nos mesmos passos que serão necessários para nos tirar daqui para fora. E isso é quanto baste. A vida é assim mesmo. Um jogo de forças onde estamos constantemente a ser empurrados de um lado para o outro.

Então até amanhã, sim?! Quando o "veneno" estiver a circular no corpo, apareço aqui só para vos assustar... Beijos, muito "estralados", e uma vez mais, obrigada por todo o apoio.

Deixe um comentário

25 comments

  1. Olá!
    Gostava de aparecer por aí um dia para te dar um sorriso de força.
    Afastámo-nos, nem sei bem porquê. Mas és uma boa amiga. Daquelas que sempre estimei e que sempre gostei que tivesse sorte. Ao invés, a vida prega-te este 'percalço'. Mas é uma batalha que vais vencer. Dura, sim, mas que te vai fazer mais forte.
    Luta, como sabes fazer.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pedro pelas tuas palavras, essa sorte de que falas, quero-a muito! Combinamos um dia destes! Beijinhos enormes amigo

      Eliminar
  2. Sem saber o que dizer.
    Um beijo de coração.
    Ah! Hoje, rezei por si. Aliás, tenho pedido a Deus que lhe dê força para esta grande luta.

    ResponderEliminar
  3. Go girl e força para encarar o futuro com um sorriso na cara.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Desejo-lhe que tudo corra bem. Tenha fé seja naquilo que for. Um abraço.... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Liliana, vou fazer por isso. Beijinhos

      Eliminar
  5. Muita força. Beijinho e que corra tudo bem <3

    ResponderEliminar
  6. Que a tua força, coragem e determinação ultrapasse esta luta!
    Beijinho!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá CC! Apesar de ser apenas mais uma leitora do teu blog e não te conhecer pessoalmente desejo que tudo te corra bem e que tenhas muita força e esperança, que acredita são essenciais :) A minha mãe foi diagnosticada com uma leucemia(LMA)em Outubro e neste momento está em remissão completa depois de um internamento de 1 mês (indução) e uma consolidação feita em casa (ainda faltam 2). O apoio e visitas da família e amigos foram importantíssimos e o facto de se aceitar a doença e acreditar na recuperação sempre também!! Beijinhos e muita força :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia pelas palavras e um beijo enorme para a tua mãe, espero que a minha "aventura" seja parecida em termos de eficácia! Obrigada uma vez mais!

      Eliminar
  8. Olá,
    Espero que tudo corra pelo melhor. Coragem e força é o que te desejo.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  9. Passei aqui apenas para te mandar um beijinho de boa noite, bons sonhos e até amanhã! <3

    ResponderEliminar